Regulamento FutSal

REGULAMENTO DO  FUTEBOL DE SALÃO – Turma do EPA

Histórico: Em abril de 1987, foi criado um grupo de amigos que seu reuniram, dispostos a praticar o futebol de salão, seu esporte favorito, semanalmente. Após o jogo, os amigos iniciaram o bate-papo sobre como jogar e outros, dos quais prevalecem o futebol regional e nacional e, também a política, sempre acompanhados com cervejas e petiscos, além de vinho e refrigerantes.

Ao longo do tempo, por razões diversas, o grupo foi se alterando em sua composição, porém, os princípios e conceitos adotados foram mantidos, bem como a conservação das regras básicas e outras normas que compilamos e passaremos a documentá-Ias para que continuam a ser praticadas.

o local do jogo iniciou no GENSA (Ginásio do Colégio Nossa Senhora dos Anjos), após no Ginásio Municipal Aldeião, no Ginásio do Salão Paroquial da Igreja do Parque dos Anjos e, até os dados atuais, os jogos estão sendo realizados no Ginásio do Paladino Tênis Clube, de Gravataí.

  1. Organização:

1.1 – O horário do jogo é das 19:00 às 20:00 hs. todas como quintas-feiras.

1.2 – Os jogadores deverão estar devidamente fardados e prontos para iniciar o jogo com antecedeção mínima de 5 (cinco) minutos.

1.2.1 – O jogador que faltar a um jogo, não pode iniciar jogando na partida seguinte, exceto se os tempos estão incompletos.

1.3 – Em caso de atraso, o jogador terá que pagar duas cervejas, ou equivalente em dinheiro, como multa pelo atraso.

1.4 – Em caso de falta ao jogo sem avisar com antecedeção de 24 horas, o infrator pagará para a turma, como multa pelo atraso, quatro cervejas no jogo seguinte, ou equivalente em dinheiro.

1.5 – Somente os atrasos ou faltas serão isentos de multas nos casos de força maior, os que dependem da vontade do jogador.

1.6 – O jogador, principalmente o goleiro, que precisa faltar ao jogo, além de avisar o responsável (presidente em exercício), com a antecedeção mínima de 24 horas, pode ajudar o tempo providenciando um substituto, inclusive emprestando-lhe o seu fardamento.

1.7 – Sempre no início de cada ano, será fixado o valor da contribuição mensal para custeio do aluguel da quadra de futebol, compra de material esportivo, incluindo bola e fardamento, além de festividades do tempo.

1.7.1 – Para reforçar de caixa, pode ser decidido em assembleia pela maioria, um aumento da mensalidade para custear as despesas e/ou investimentos.

1.7.2 – A contribuição mensal será cobrada pelo Tessão em exercício, no início de cada mês corrente.

1.8 – Os goleiros estarão isentos da contribuição mensal e pagamento das despesas, inclusive bebidas, como que será suportadas pelo tempo.

1.9 – Para os meses de janeiro e fevereiro, o presidente organiza a escala de férias, com a finalidade de continuar os jogos nesse período, cujos jogadores se comprometeram a cumprir a sua escala e, em caso de falta justificada, providenciar seu substituto, emprestando-lhe o seu fardamento.

2 – DOS OBJETIVOS DO GRUPO:

2.1 – Através da prática do Futebol de Salão entre seus componentes, buscar um companheirismo saudável e amizade, dentro e para a quadra, devendo ser execrada toda e qualquer atitude que não contribua para tal.

2.2 – É sabido que todos os jogadores são pessoas com respeito, com isso, exige-se respeito de seus companheiros, procurando evitar as reclamações dos mais exaltados e faltas desleais, pois cada jogador tenta desempenhar o melhor possível de seu futebol.

2.3 – Fomentar entre os filhos dos componentes, idêntico procedimento, com o intuito de dar continuidade futura desta forma sadia de convívio esportivo e social.

2.4 – Proporcionar oportunidades de bom relacionamento entre os familiares do grupo, através de encontros programados para tal fim.

DA COMPOSIÇÃO DO GRUPO

Em março de 2005, compõem o grupo:

N o m e

01 Carlos Antonio Borges de Abreu  – nº 4

02 Jairo Soares da Fonseca – nº 5

03 Luiz Fernando dos Santos Pereira  – nº 9

04 Roberto Fialho Rocha – nº 6

05 Inácio Gilberto Fialho Rocha – nº 13

06 Luiz Paulo Ferrugem – nº  3

07 José Antonio Silva Vargas nº 14

08 Vladimir Ferreira Prestes – nº 7

09 César

10 Luciano Schuler da Rocha – nº 1

11 Osvaldo de Mello Boff- nº 22

12 Antonio Carlos Medeiros – nº 10

13 Jurandir Donga da Fonseca – 15

14 Antonio Sergio Fonseca Morel – nº 11

4 – DOS JOGOS DE FUTEBOL:

Regras oficiais.com como seguintes particularidades:

  1. Se o goleiro tocar na bola for a da área, será cobrado tiro direto com barreira, do local onde ocorreu a falta;
  2. Se algum jogador atrasar a bola para o goleiro, este só pode tocar a mesma com os pés, senão será falta, com cobrança com barreira da linha da área;
  3. Na reposição de bola em tiro de meta, esta deverá tocar no solo no lado do repositor, senão será revertido;
  4. Quando algum jogador interceptar a bola propositalmente com a mão, com o intuito de paralisar ou atrasar a jogada do tempo adversário, será cobrado tiro livre direto sem barreira, da marca oficial;
  5. A mesma penalidade do item 4 será aplicada se algum jogador segurar o adversário com o mesmo intuito;
  6. Sempre que ocorrer toque de mão na bola, mesmo que involuntário, por algum jogador de linha, será falta com cobrança de tiro direto com barreira, ou a máxima penalidade se o toque faltoso para jogador de linha dentro da própria área;
  7. Sempre que algum jogador vir a se machucar, ou aparentar machucado, o jogo será paralisado imediatamente, para que este se reestabeleça ou seja substituído;
  8. Quando discussão pela posse da bola em razão de jogadas e/ou faltas duvidosas, a bola será devolvida para o goleiro de um dos lados, por qualquer um dos jogadores mais serenos no momento, evitando assim que os ânimos são mais acirrados.
  9. Na disputa de bola entre o goleiro e um jogador adversário de linha, for a da área, será falta do goleiro, porém quando na disputa, se a bola sobrar para o mesmo jogador no lance, e este chutar a bola em direção à goleira e se for gol será válido e não será cobrada a falta.

Regulamento Oficial do Futsal - CBFS