Histórico

A Turma do EPA é um grupo de amigos que se reúnem todas as quintas-feiras, às 19 horas para uma partida de futebol de salão, na quadra do Ginásio de esportes do Paladino Tênis Clube, na cidade de Gravataí-RS.

O grupo foi fundado em abril de 1987 pelo Luiz Fernando, Jairo Fonseca e o Professor Abreu.

O grupo já jogou também nos ginásios do Aldeia, do GENSA e da Igreja Parque dos Anjos.

A ideia inicial era reunir amigos após as jornadas de trabalho, para “bater uma bolinha” de futsal e após tomar aquela cerveja bem gelada.

Não haveria disputa com outras equipes de fora e as partida seriam disputadas somente pelos participantes, através de sorteios para a escolha dos dois times.

O resultado inicial foi muito satisfatório, e aos poucos foi sendo aperfeiçoada a fórmula de disputas das partidas.

Como é comum em qualquer grupo de pessoas, as trocas e substituições são inevitáveis. No caso da Turma do Epa, sempre que houveram trocas, estas foram para deixar o grupo mais fortalecido e coeso.

Ingressaram no grupo o Roberto, o Nico, o Luiz Paulo, o Inácio, o Ferro, o Pedrão, o Joel, o Darci, o Zezinho, o Juranda, o Tutuca, o Luciano, o Vladimir, o Regis, entre tantos outros.

Com os ingressos de alguns participantes, foi resolvido mudar a fórmula de disputas das partidas, escolhendo os times através de sorteio, porém disputando no sistema “melhor de três”, que deu um clima de maior competição, mas sempre com lealdade.

Com o advento desta nova modalidade de disputa, foi acrescentado também, após o encerramento de cada série “melhor de três”, uma janta para acompanhar a cervejada. Inicialmente com churrasco, mas já nas semanas seguintes, vários participantes se prontificaram em mostrar suas habilidades culinárias, quando começou-se a fazer também outros tipos de comidas, de preferência, das tradições culinárias gaúchas. Mas jamais foi dispensado o tradicional churrasquinho.

No início dos anos 90, o grupo estava muito forte e as jantas estavam ultrapassando o horário normal. As esposas, companheiras e namoradas já estavam ficando incomodadas com o adiantado da hora destas jantas e mais ainda a cervejada. Então, foi resolvido que deveria haver uma congregação das famílias, para que todos se conhecessem.

E assim começaram as festas de final de ano, juntando os participantes e suas famílias, para uma churrascada regada a muita cerveja, e refrigerante para os pequenos, é lógico.

Passados mais alguns anos, com os filhos já adolescentes, foi acrescentado às festividades normais, uma partida de Futebol-7, com a disputa da gurizada contra os coroas. Estas partidas começaram a ser realizadas nas festas de fim de ano, em dezembro, e algumas vezes  também, nas festas de aniversário da Turma do EPA, em abril.

Com a sequência destas festas, o entrosamento das famílias foi ficando mais intenso, principalmente entre as esposas e filhos, o que para os integrantes da Turma do EPA, já se tratava de um grande acontecimento.

Eventualmente também passou-se a fazer as jantas, após os jogos, nas residências de um ou de outro integrante, fortalecendo ainda mais a ideia de uma grande família.

Juntando a este fato, um temor de que no futuro, quando as partidas de futebol deixarem de ser um atrativo, por motivo de alguma lesão irreversível ou até mesmo pelo avançado da idade, começou-se a pensar em como manter o grupo unido numa situação desta. Surgiu então, a ideia da criação de uma confraria, que teria como confrades, todos os componentes ativos da Turma do EPA, bem como àqueles que pararam de jogar, bem como outros amigos convidados que quisessem participar.

As esposas, a partir deste momento, teriam um papel muito importante nas atividades da confraria.

Aproveitando o aniversário de 18 anos da Turma do EPA, foi fundada em 16/04/2005, na cidade de Canela-RS, na Sede Campestre do SESI, a CONFRARIA da Turma do EPA.